13º salário antecipado do INSS já tem data, mas nem todos têm direito

#

Conteúdo

Informações

Este ano, o pagamento antecipado do 13.º salário do INSS já tem data definida. No entanto, é importante lembrar que nem todos os beneficiários têm direito a recebê-lo. E você, será que vai receber este mês? Esclareça esta e outras dúvidas sobre o seu benefício.

Como é pago 13º salário do INSS?

O 13º salário, também conhecido como abono natalino, é um pagamento adicional que o INSS paga para alguns dos seus beneficiarios anualmente. O objetivo deste benefício é proporcionar uma ajuda extra no orçamento. O valor do 13º salário é calculado com base no valor da aposentadoria ou pensão do beneficiário e é pago em duas parcelas.

Continua apos o anúncio

Datas de pagamento do 13º salário antecipado

O governo informou que a primeira parcela do 13º salário será depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Já a segunda parcela está prevista para o período de 26 de maio a 6 de junho. Essa antecipação é uma estratégia para estimular a economia, injetando aproximadamente R$ 73,3 bilhões no mercado.

Cronograma de pagamentos

O pagamento do 13º salário será realizado de acordo com o número final do cartão de benefício. Veja a seguir:

Continua apos o anúncio

Para quem ganha até um salário-mínimo:

Final do benefício Dia do crédito
1 24/abril
2 25/abril
3 28/abril
4 29/abril
5 30/abril
6 02/maio
7 05/maio
8 06/maio
9 07/maio
0 08/maio

Para quem ganha acima do salário-mínimo:

Final do benefício Dia do crédito
1 e 6 02/maio
2 e 7 05/maio
3 e 8 06/maio
4 e 9 07/maio
5 e 0 08/maio

Quem pode receber o 13º salário?

Aposentados e pensionistas do INSS têm direito ao 13.º salário. Além disso, o Ministério da Previdência informa que os beneficiários do auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também podem receber o abono, porém de forma proporcional, conforme o tempo em que estiveram a receber o benefício.

Continua apos o anúncio
"Homem idoso caminhando na rua, simbolizando os beneficiários do INSS que têm direito ao 13º salário."
Beneficiários do INSS, como mostrado na imagem, têm direito ao 13º salário, incluindo aposentados e outros segurados. Imagem: Agência Brasil.

Quem não pode receber?

  • O Benefício de Prestação Continuada (BPC) não dá direito ao 13.º salário. Este benefício é destinado a pessoas com deficiência e a idosos com 65 anos ou mais, desde que comprovem baixa renda.
  • Renda Mensal Vitalícia: os beneficiários deste programa também não têm direito ao abono de Natal.
Continua apos o anúncio

Como consultar seu benefício

Os beneficiários que desejam confirmar se têm direito ao 13º salário ou verificar informações sobre o pagamento podem fazê-lo de maneira simples, através do aplicativo Meu INSS. Para aqueles que não têm acesso à internet, é possível realizar a consulta pelo telefone.

Consulta pelo telefone

Para obter informações, basta ligar para a Central 135, fornecer o número do seu CPF e confirmar alguns dados cadastrais. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Essa é uma forma segura de evitar fraudes e garantir que as informações sejam verificadas corretamente.

Antecipação do 13º salário: quais os benefícios para a economia?”

A antecipação do pagamento do 13º salário é uma medida que visa não apenas beneficiar os aposentados, mas também estimular a economia como um todo. Com a liberação desse recurso, espera-se que muitos brasileiros possam realizar compras, quitar dívidas e, assim, movimentar o comércio local.

Benefícios para o comércio

  • Aumento nas vendas: O comércio pode esperar um aumento nas vendas, especialmente em setores que dependem do consumo de bens e serviços.
  • Estímulo ao pagamento de dívidas: Muitos aposentados poderão usar o 13º salário para quitar dívidas, o que pode melhorar sua saúde financeira.

O que o governo fala sobre a antecipação?

O governo, por meio do Ministério da Previdência Social, tem tomado medidas para garantir que os aposentados e pensionistas tenham acesso a esse benefício. O ministro Carlos Lupi ressaltou a importância de proteger os aposentados e pensionistas, sobretudo em períodos de dificuldades económicas.

Declarações do ministro

O ministro Lupi enfatizou que:

A antecipação do 13.º salário representa uma forma de amenizar as dificuldades enfrentadas por muitos aposentados e pensionistas.

O que esperar da segunda parcela?

A segunda parcela do 13º salário será paga entre maio e junho, e os beneficiários devem ficar atentos às datas de crédito. Essa segunda parte do pagamento é igualmente importante e pode ajudar a cobrir despesas adicionais que surgem no meio do ano.

Com a confirmação do cronograma e dos valores, você já pode se planejar financeiramente. É importante acompanhar os canais oficiais para garantir o recebimento dentro das datas previstas.

Confira outras novidades do INSS

Fonte: www.assistencialismo.com.br

Veja também: