Calendário oficial: restam somente 6 feriados em 2025; saiba quando serão
42 minutos atrás
- 05/05/2025
Se você é aposentado, pensionista ou recebe algum benefício como auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, fique de olho no calendário: a primeira parcela do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está sendo paga, e os pagamentos seguem até o dia 8 de maio.
A antecipação foi determinada pelo Governo Federal como medida para impulsionar a economia ao logo no início do ano, colocando dinheiro no bolso dos beneficiários e movimentando o comércio e os serviços. Afinal, quem não aproveita esse extra para quitar uma conta, fazer uma compra ou até guardar um pouco? E você, já pensou em como vai usar esse valor?
Continua apos o anúncioConteúdo do Artigo:
ToggleOs depósitos da primeira parcela começaram no dia 24 de abril e seguem uma ordem específica, baseada no penúltimo dígito do Número de Benefício (NB). Quem recebe um salário mínimo foi o primeiro grupo contemplado, seguido dos segurados com renda superior ao piso.
Continua apos o anúncioVeja abaixo como está sendo feita essa divisão:
Têm direito à primeira parcela do 13º os segurados do INSS que recebem:
A primeira parcela corresponde a 50% do valor do benefício referente à competência de abril. Lembrando que, nesse momento, não há desconto de Imposto de Renda, caso haja incidência, isso só ocorre na segunda parcela.
Continua apos o anúncioA consulta é simples e pode ser feita pelo site Meu INSS ou aplicativo. Basta acessar com os dados da conta gov.br, digitar no campo de busca a opção “Extrato de Pagamento” e visualizar o documento em PDF. Lá, você verá o valor exato e a data do pagamento.
A segunda parcela do 13º será paga junto com os benefícios da competência de maio, entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O valor corresponde à diferença entre o total do abono anual e a quantia já recebida na primeira parcela.
Continua apos o anúncioNeste momento, o sistema ainda não liberou a consulta da segunda parcela, mas isso deve acontecer na semana anterior ao início dos pagamentos, também pelo Meu INSS.
Atenção: se você for obrigado a declarar o Imposto de Renda, pode haver um desconto na segunda parcela.
Se você ainda não recebeu a primeira parcela, verifique o penúltimo dígito do seu número de benefício e confira o dia exato do pagamento. E se já recebeu, prepare-se para a segunda rodada a partir do fim de maio.
Ficar atento ao calendário e usar as ferramentas disponíveis é a melhor forma de garantir que você receba tudo certinho, sem surpresas.
Fonte: www.assistencialismo.com.br
42 minutos atrás
6 horas atrás
8 horas atrás
10 horas atrás
11 horas atrás
13 horas atrás
1 dia atrás